Aqui estão diponibilizados meus trabalhos — de filosofia e de teoria social, política e jurídica — em português. Todos foram traduzidos do inglês. A parte em inglês deste site situa cada um deles no conjunto de minha obra. Procuro fazer o mesmo, de maneira mais sumária, nas notas introdutórias abaixo.
Compreender meu pensamento teórico é indispensável ao pleno entendimento de minhas propostas para o Brasil, reunidas nos outros capítulos desta parte em português do site. Para mim, uma ortodoxia universal só pode ser combatida com eficácia por uma heresia universalizante. O mundo todo está hoje ligado por corrente de analogias nos problemas e nas soluções. Não defendo proposta idiossincrática para o Brasil. Minhas idéias programáticas a respeito do país marcam variante brasileira de propostas que defendo no mundo e para o mundo em geral. Em toda minha obra, procuro radicalizar conceitos centrais na civilização do ocidente: a realidade do tempo, a abertura da história, a possibilidade do novo e, acima de tudo, a importância de trilhar um caminho, coletivo e pessoal, que nos permita aumentar nosso quinhão naquilo que tradicionalmente atribuímos à divindade.
Para isso, tenho de rebelar-me contra as tendências dominantes no pensamento contemporâneo: a racionalização do existente nas ciências sociais positivas (sobretudo, na teoria econômica); a humanização do existente nas disciplinas normativas (filosofia política, teoria do direito) e a fuga do existente nas humanidades (preocupadas com aventuras deligadas da reconstrução da ordem estabelecida). Ao mesmo tempo, preciso aprofundar a ruptura com as idéias que orientaram a esquerda, a começar pelo marxismo. Deixaram tanto o entendimento do existente como a imaginação do possível sob a sombra do fatalismo histórico.
A melhor maneira de compreender o Brasil é repensar o mundo.
Artigos de Orientação Filosófica
Quixote
Livros
Paixão: Um Ensaio Sobre a Personalidade
Artigos, palestras e entrevistas
A Transformação da Experiência: Ideias, Atitudes e Emoções
Aula no curso Conduta da Vida em 18 de junho de 2024: O Cristianismo e a Conduta da Vida